quinta-feira, 27 de agosto de 2015

ATIVIDADE DE LEITURA - CURSO GESTÃO DE SALA DE AULA

         A leitura é objeto de ensino de todas as disciplinas, por isso precisamos vivenciá-la e trabalhar as diversas habilidades com nossos alunos, pois todas elas contribuem muito para o entendimento do texto:

  • Decodificação: processo de decifrar um texto para identificar as palavras faladas que ele representa. 
  • Fluência: é a automatização, ou seja, a habilidade da competência de ler rapidamente e agrupar palavras em frases para refletir significado e tom. 
  • Vocabulário: a base do conhecimento de palavras de um aluno: quantas palavras e quão bem as conhece. 
  • Compreensão: quanto o aluno entende daquilo que lê.

        Como vimos no encontro do curso "O desafio é formar praticantes da leitura (...) e não apenas sujeitos que possam “decifrar” o sistema de escrita". (Délia Lerner)
       Para isso,  as técnicas de compreensão devem ser utilizadas antes, durante e depois da leitura para facilitar o entendimento do aluno são muito importantes.

  • Contextualização: Antes da leitura, é importante oferecer aos alunos informações-chave que irão ajudá-lo a iniciar a leitura como leitores bem informados, facilitando a compreensão do texto. 
  • Foco: Para ajudar os alunos a lidar com a complexidade de um texto, professores exemplares apontam, com antecedência, as ideias a seus alunos, conceitos e temas fundamentais que eles devem procurar no texto.
  • Não espere: Fazer perguntas rápidas ao longo do texto a respeito de conceitos ou palavras que julgue desconhecidas aos alunos para garantir compreensão e atenção, e volte imediatamente a ler. 
  • Perguntas baseadas em evidências: pedir aos alunos que encontrem uma sentença ou uma passagem que provem que o tema da história é uma certa ideia. Além disso, evidências podem ser usadas de duas formas: para induzir e para deduzir. 
  • Resuma: retomada do que foi lido anteriormente.

        "Quando vemos e ouvimos pessoas lendo, quando participamos de ambientes em que livros e leituras se fazem presentes é que nos tornamos leitores". (Marisa Lajolo)

         No nosso encontro socializamos as nossas leituras realizadas durante as férias de julho. Agora para não esquecermos e nem perdermos a prática colocaremos aqui as nossas impressões, fazendo uma breve descrição do que lemos e também os dados catalográficos da obra: ateled (Autor, título, edição, lugar, editora e data).






3 comentários:

  1. Eu li o livro "O vendedor de Sonhos" de Augusto Cury (Cury, Augusto O vendedor de sonhos: o chamado/Augusto Cury.-São Paulo: Editora Academia de Inteligência,2009)É um romance. Trata-se de um homem maltrapilho e desconhecido que tenta impedir que um intelectual se suicide.Um desafio que nem a polícia nem outro profissional tinham sido capazes de resolver. Depois de abalá-lo e resgatá-lo, esse homem, de quem ninguém sabe a origem, o nome ou a história, sai proclamando aos quatro ventos que as sociedades modernas se converteram em um hospício global. Eu ainda não terminei a leitura, porque gosto de grifar, fazer anotações e refletir.

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  2. Eu li o livro " Quem me roubou de mim?" do padre Fábio de Melo, o livro fala sobre o sequestro da subjetividade, de como nos tornamos vítimas aprisionadas de nós mesmo ou de situações. Ainda não terminei de ler o livro porque estou refletindo saboreando cada capítulo, comecei a ler o livro por indicação de uma amiga durante as férias devido um problema pessoal.

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